Vida pessoal versus profissional

No mundo em que vivemos, cada vez mais conectado e exigente, imaginar o equilíbrio entre vida pessoal e a carreira virou um desafio. Em alguns casos, só percebemos a importância disso quando surgem consequências como queda da produtividade ou insônia.

Hoje, trabalhar sob pressão para produzir mais em menos tempo faz parte da agenda corporativa de muitas empresas. Mas tudo isso, quando somado, gera esgotamento e pode levar ao burnout ou depressão inclusive.

Com a pressão por resultados em um mercado de trabalho altamente competitivo e uma rotina onde o tempo é escasso o sonho do equilíbrio entre vida pessoal e a carreira fica cada vez mais distante.

Então, o que fazer?

Já pensou em trabalhar em um emprego que ofereça flexibilidade para que possa conciliar sua vida dentro e fora da empresa?
A pandemia trouxe o formato remoto e o híbrido para o dia a dia de trabalho, então, está na hora de avaliar as vantagens. Muitas pesquisas apontam que a flexibilidade impacta positivamente no engajamento, motivação e satisfação dos colaboradores, então, leve muito a sério estas opções.

Já parou para pensar sobre o que é possível aprender com líderes que conseguem se desdobrar entre vários desafios no trabalho e ainda ter uma boa vida pessoal fora dele?
Para alcançar alta performance no mercado de trabalho é preciso superar limites com um estresse positivo, sair da zona de conforto e promover a zona de desconforto. Ou seja, administrar a energia ao invés de administrar o tempo, buscar o estresse ao invés de evitá-lo, entender que a vida é uma série de corridas e não uma maratona, perceber que tempo ocioso pode ser tempo produtivo e não tempo perdido

Como expandir a nossa capacidade profissional?
O grande segredo está em fazer um bom gerenciamento de quatro energias fundamentais: física, espiritual, intelectual e emocional. Se estiverem em equilíbrio, sua capacidade pessoal se expandirá.

Como chegar lá?
Com a criação de um propósito de vida, a reflexão sobre onde gasta a sua energia e o que pode fazer para mudar para melhor. Praticar atividades físicas e manter uma boa energia espiritual são essenciais nesse processo.

Faz sentido para você?

Vivendo e Aprendendo sempre