RH humanizado - candidatos importam

Fiz lá no In uma enquete sobre retorno do RH pós entrevista e sobre como a rede acredita que deve proceder.

O que despertou meu interesse foi que durante a orientação à carreira de uma aluna, escutei o seguinte : " poxa, fiz uma entrevista já tem 12 dias e até agora não recebi nenhum retorno!". Para sua surpresa, ouviu de mim: “Você tem o contato da empresa? um email? Se tiver, diga que chegou na etapa da entrevista e que gostaria de ter um retorno.” Ainda que ela não tivesse tido aderência à vaga, poderia conseguir um valioso feedback para seu desenvolvimento.
Ela me questionou algumas vezes se eu tinha certeza se ela “podia” fazer aquilo. Foi então que lhe perguntei: “Você sabia que o RH precisa de você tanto quanto você precisa dele? Você sabia que, para que um processo seletivo ocorra, o ideal é que se tenha ao menos 4 candidatos para cada vaga? SEM CANDIDATOS NÃO HÁ PROCESSO DE SELEÇÃO! Sua presença foi extremamente importante e acho que você merece o devido respeito”. Seu rosto espantado por trás da câmera é inesquecível…

Para minha surpresa, a enquete teve um bom número de votos, e a grande maioria disse acreditar que o candidato deve sim fazer contato com a empresa. Mas sinceramente não é o que eu vejo…

Então rede, é nisso que eu creio.
E quando chegar minha vez de ser o “RH” na vida de alguém, farei o possível para que cada candidato entenda sua importância e seu lugar dentro de um processo.

Já é hora de os candidatos deixarem de temer o RH, deixarem de temer esse momento de seleção e passarem a entender a real relação que se dá entre candidato/RH em um processo seletivo.

E já é hora também de o RH entender a importância de todo candidato, e tratá-lo com o mínimo respeito que merecem. Lembrar o significado da letra “H” de RH.

Candidato, você é tão importante quanto o RH.

#candidatosimportam

1 curtida